sexta-feira, 13 de abril de 2012

Tecnologias ao alcance de todos


No meio urbano sabemos que o uso das tecnologias, principalmente o uso da internet é de fácil acesso, estando disponível em escolas, lan house... porém, no meio rural muitas comunidades ficam isoladas deste contato virtual, privando-se do uso desta e de seus benefícios.
Sugestão para a implantação de internet em uma comunidade rural:
*  Procurar uma loja de informática e verificar através desta se é possível localizar um ponto para implantar uma torre na comunidade que possa obter sinal de internet de outro ponto que já tenha este sinal desta firma;

*  Reunir a comunidade para propor a idéia de instalação de sinal de internet, incluindo as escolas da localidade e demais órgãos que estejam interessados. Levar o responsável pela loja que fará a instalação para conversar e expor as idéias aos interessados;


*   Formar o grupo e dividir as despesas que cada usuário terá para a compra da torre e instalação da mesma;

*  A escola também pode participar do grupo como um usuário e a partir disto disponibilizar o acesso à comunidade para o uso de internet. A escola também poderá fazer com sua secretaria de educação uma parceria para a disponibilização de um monitor em horários diferenciados para auxiliar os alunos e demais pessoas da comunidade no uso desta;
Esta sugestão foi aplicada na minha comunidade, porém a escola ainda não possui laboratório de informática, estão aos poucos encaminhando o acesso da internet para outros locais dentro da escola. O desafio foi lançado, o que parecia impossível aos olhos da comunidade já foi concluído, dando o ponta pé inicial para uma ligação tecnológica envolvendo todos na comunidade.