Uso das TICs
Na atualidade são tantas as modificações
e mudanças no meio social e educacional, que se torna inevitável o uso das
TICs, tornando-se assim indispensável o nosso preparo para utilizá-las no
ambiente escolar e social.
No entanto acompanhar estas
transformações não é tão simples e fácil, pois as tecnologias avançam de forma
muito rápida, enquanto na maioria das escolas esta acontece de forma lenta.
Nas escolas que já
possuem salas de informática disponíveis aos alunos e educadores é preciso que
o professor se torne um mediador do conhecimento e não um mero transmissor de
conteúdos e conceitos.
Para fazer
a mediação pedagógica, o professor precisa acompanhar o processo de
aprendizagem do aluno, ou seja, entender seu caminho, seu universo cognitivo e
afetivo, bem como sua cultura, história e contexto de vida. Além disso, é
fundamental que o professor tenha clareza da sua intencionalidade pedagógica
para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, garantindo que os conceitos
utilizados, intuitivamente ou não, na realização do projeto sejam
compreendidos, sistematizados e formalizados pelos alunos. (PRADO, 2008, P.187)