terça-feira, 1 de maio de 2012

uso das TICS


Uso das TICs

       Na atualidade são tantas as modificações e mudanças no meio social e educacional, que se torna inevitável o uso das TICs, tornando-se assim indispensável o nosso preparo para utilizá-las no ambiente escolar e social.
       No entanto acompanhar estas transformações não é tão simples e fácil, pois as tecnologias avançam de forma muito rápida, enquanto na maioria das escolas esta acontece de forma lenta.
Nas escolas que já possuem salas de informática disponíveis aos alunos e educadores é preciso que o professor se torne um mediador do conhecimento e não um mero transmissor de conteúdos e conceitos.

Para fazer a mediação pedagógica, o professor precisa acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, ou seja, entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo, bem como sua cultura, história e contexto de vida. Além disso, é fundamental que o professor tenha clareza da sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, garantindo que os conceitos utilizados, intuitivamente ou não, na realização do projeto sejam compreendidos, sistematizados e formalizados pelos alunos. (PRADO, 2008, P.187)

Nenhum comentário:

Postar um comentário